segunda-feira, 19 de novembro de 2012

TRT-RN encerra greve dos trabalhadores da construção civil


Os trabalhadores da construção civil voltam às atividades nesta terça-feira (20). A decisão ocorreu durante audiência de conciliação e instrução realizada no Pleno do TRT-RN, na manhã desta segunda-feira (19), que reuniu representantes dos trabalhadores e dos empresários.

Ficou definido um índice de reajuste de 10% para profissionais qualificados, cujo salário passa a ser de R$ 891, e de 8,38% para serventes que passam a receber R$ 685. Além disso, serão mantidas as cláusulas da convenção coletiva e as faltas dos trabalhadores, durante a greve, serão abonadas.

“Em uma negociação as duas partes têm que ceder e foi isso que aconteceu. Estamos satisfeitos com o resultado, pois tanto os empresários quanto os trabalhadores saíram com ganhos, após esse acordo”, disse o presidente do Sindicato da Indústria da Constrição Civil do RN (SINDUSCON), Arnaldo Gaspar.    

Para o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Mobiliário do RN (SINTRACOMP), o resultado da audiência foi a melhor forma de garantir a melhoria salarial e o retorno às atividades.

“Foi um resultado salutar onde houve ganho salarial e garantia de retorno aos trabalhos. Foi um movimento pacifico no qual mostramos que os trabalhadores da construção civil são pessoas de bem e, a partir de amanhã, retornaremos às nossas atividades”, garantiu Assis Pacheco, presidente do SINTRACOMP.

O vice-presidente do TRT potiguar, desembargador José Rêgo Júnior, presidiu a audiência de conciliação e instrução e ficou satisfeito com o resultado.

“O reajuste de 10% para profissionais qualificados e de 8,38% para serventes foi uma proposta de acordo sugerida pelo tribunal na audiência realizada na semana passada e foi a proposta acatada hoje pelos dois sindicatos. Acredito que esse é um resultado positivo, pois os trabalhadores tiveram ganho salarial e os empresários vão seguir com as obras. Com isso o TRT cumpre a sua missão de manter a paz social gerando, assim, um bem para a sociedade”, avaliou o desembargador José Rêgo Júnior.

Desde o dia 08 de novembro, trabalhadores da construção civil estavam em greve e pleiteavam um reajuste de 20% enquanto o sindicato patronal oferecia 3,5% de reajuste. De acordo com o SINTRACOMP, cerca de 20 mil trabalhadores pararam as atividades o que afetou cerca de 70% das construções civis no estado do RN.    

Fonte: TRT21 - Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...