O Brasil foi o terceiro país que mais teve pedidos feitos ao Google pelo poder público sobre dados de usuários entre janeiro e junho deste ano, conforme o Relatório de Transparência (acesse aqui) da companhia divulgado nesta terça-feira (13).
Nesse período, o Brasil teve 1.566 pedidos sobre informações de usuários envolvendo 2.640 contas. De acordo com o relatório, França e Alemanha estão logo atrás do Brasil por um pequeno número de pedidos de diferença.
Em primeiro lugar ficou os Estados Unidos, seguidos pela Índia. No mundo todo foram feitos 20.938 pedidos por entidades governamentais em busca de informações de 34.614 contas, conforme o Google.
Remoção de conteúdo
Segundo a empresa, o número de pedidos de governos para remoção de conteúdo não cresceu entre 2009 e 2011, mas registrou um pico no primeiro semestre deste ano. Nesse período, governos fizeram 1.791 pedidos para remover 17.746 peças de conteúdo.
Sobre o Brasil, o alto número de pedidos de remoção se deve à popularidade da rede social Orkut, de acordo com o Google. No país, a companhia recebeu ordens judiciais para remover 860 perfis falsos do Orkut, sendo que 834 foram removidos.
O Google também recebeu ordens para remover 815 resultados de busca que levavam para imagens e sites que faziam referência a uma pessoa. Segundo a companhia, 207 desses resultados foram retirados.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário