terça-feira, 13 de novembro de 2012

14 de novembro – Dia Mundial do Diabetes


Já são 12 milhões de diabéticos no Brasil e a estimativa da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) é que até 2030 esse número tenha aumentado em 60%. A Diabetes é uma doença silenciosa e muitas vezes pega o paciente de surpresa, por isso todo cuidado é pouco para prevenir e tratar o distúrbio.

Basta uma simples picada no dedo para testar os níveis de glicemia no sangue, ou seja, para medir a taxa de açúcar no sangue, como é popularmente conhecida.  O exame é rápido e quase indolor.

Há três tipos de diabetes: diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e diabetes gestacional.

Diabetes tipo 1 – Os portadores de diabetes tipo 1 necessitam de injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais. Há risco de vida se as doses de insulina não são dadas diariamente. Embora ocorra em qualquer idade, esse tipo da doença é mais comum em crianças, adolescentes ou adultos jovens.

Diabetes tipo 2 – Ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade. Atualmente se vê com maior frequência em jovens, em virtude dos maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse. Nesse tipo, encontra-se a presença de insulina, porém sua ação é dificultada pela obesidade, o que é conhecido como resistência insulínica, uma das causas de hiperglicemia.

Diabetes Gestacional – A presença de glicose elevada no sangue durante a gravidez é denominada de Diabetes Gestacional. Geralmente a glicose no sangue se normaliza após o parto. No entanto as mulheres que apresentam ou apresentaram diabetes gestacional, possuem maior risco de desenvolverem diabetes tipo 2 tardiamente, o mesmo ocorrendo com os filhos.

Depois do exame

De acordo com o Dr. Roberto Chaves, bioquímico e diretor do Laboratório DNA Center, quando diagnosticado a alteração da taxa de açúcar no sangue, ao ultrapassar os 126 mg/dl, o paciente é encaminhado ao clínico geral onde é feita uma avaliação mais completa onde são solicitados outros exames mais específicos. “Confirmada a diabetes, o usuário recebe acompanhamento endocrinológico para ser orientado sobre alimentação que deve adotar a partir de então”, explica.

Idosos sofrem mais com Diabetes

Enquanto a prevalência geral do diabetes na população em geral é de aproximadamente 12%, nas faixas etárias acima de 69 anos esses valores podem atingir entre 20 e 25%, o que significa que na população idosa acima desta faixa etária uma em cada 4 ou 5 pessoas é diabética.

Outra preocupação dos médicos é a associação da diabetes com quadros gripais com vários sintomas que trazem ao paciente uma sensação de mal-estar, falta de disposição e fraqueza, que limitam as suas atividades diárias, mas também o debilitam, o tornam mais vulnerável a outras infecções. No caso do diabetes, essas alterações dificultam sensivelmente a manutenção do controle glicêmico e se somam ou agravam os riscos usuais.

O mau controle do diabetes ainda constitui fator de mortalidade e piora da qualidade de vida desses pacientes, e se caracterizam por lesões renais, coronárias, neurológicas e oculares. Alterações oculares diabéticas da retina (retinopatia diabética) constituem a causa mais frequente de cegueira. Especialmente em idosos, o diabetes aumenta o risco de desenvolver catarata.

Outras doenças que podem ser detectadas com simples exame de sangue

Exames de sangue ajudam no diagnóstico precoce como, por exemplo, de câncer de próstata pelo PSA, as taxas de colesterol e triglicerídeos a fim de contribuir para a prevenção do infarto, além de distúrbios da tireoide, principalmente o hipotireoidismo, bem como as dosagens dos hormônios tireoidianos T3, T4 e TSH.

“O ideal é fazer esses exames pelo menos uma vez por ano, principalmente pessoas acima dos 40 anos ou pessoas consideradas em grupos de risco. Os médicos são os responsáveis por fazer os encaminhamentos e a lista acima são os exames mais comuns, mas dependendo de cada pessoa ela pode variar”, completa Dr. Roberto Chaves.

Ainda segundo o bioquímico, muitas doenças, quando diagnosticadas no início, através dos check-ups de rotina, têm um prognóstico favorável. Isso significa que o que antes poderia ser fatal, agora pode ser tratado como doença crônica, permitindo ao paciente viver mais e melhor. Isso se deve aos avanços nas pesquisas, medicamentos e equipamentos com tecnologia de ponta que estão à disposição da medicina.

Laboratório DNA CENTER
dnacenter.assessoria@gmail.com@dna_center 
Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...