sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Lançados dois novos satélites do sistema de navegação Galileu

Imagem Ilustrativa 

A Agência Espacial Europa (ESA, na sigla em inglês) lançou nesta sexta-feira com sucesso os dois novos satélites Galileu que permitirão formar com os outros dois que já estão em órbita a primeira mini-constelação operacional desse sistema de navegação europeu.

O lançamento, feito por um foguete Soyuz, aconteceu no Centro Espacial Europeu de Kuru, na Guiana Francesa, e foi qualificado pela ESA como um marco no programa, já que tornará possível calcular uma posição no terreno utilizando apenas o sinal de satélites Galileu.

Os dois primeiros satélites foram lançados em outubro do ano passado e, segundo a ESA, com o quarteto agora se comprovará tanto no espaço como na Terra o desenho do sistema Galileu, alternativo ao GPS americano e ao Glonass russo, mas compatível com ambos.

Estes dois novos satélites são os primeiros a transportar antenas de busca e salvamento, que possibilitarão em um futuro próximo determinar a posição de aeronaves e embarcações em perigo.

Para determinar com precisão uma posição no terreno, como informa a ESA, são necessários pelo menos quatro satélites: três para fixar a latitude, longitude e altitude do usuário, e o quarto para proporcionar uma referência temporária.

Até o final de 2014, a ESA espera contar com 18 satélites em órbita que permitirão começar os serviços públicos, e o Galileu completo, estado previsto para 2018, estará composto por um total de 27 satélites operacionais e outros três de reserva, distribuídos em três planos orbitais.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...