quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Serra Negra implanta projeto permanente de saúde escolar


Serra Negra do Norte, 303 km distante de Natal, é o mais novo município do Rio Grande do Norte a implantar um projeto de saúde escolar permanente na rede pública de ensino. Em apenas um mês de execução, já são mais de 300 estudantes e professores beneficiados com ações preventivas e curativas de saúde visual, vocal e auditiva dentro das escolas.   

Os atendimentos são realizados através de uma parceria entre a secretaria municipal de saúde e a ONG Instituto Pedro Cavalcanti (IPC). “Já visitamos duas escolas no município e o trabalho tem sido bastante elogiado pelas famílias das crianças, muitas delas nunca tiveram acesso a uma consulta com um otorrinolaringologista”, destaca o fonoaudiólogo Terciano Bezerra.

Na execução do projeto Saúde na Escola, os atendimentos são feitos de forma interdisciplinar, com a comunicação constante entre os especialistas do IPC e os profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Serra Negra. A cada mês, a equipe visita uma escola diferente de Serra Negra.

No caso do diagnóstico de problemas, após as consultas nas escolas, os pacientes são encaminhados para a realização de exames complementares e cirurgias em unidades de referência da rede pública de saúde.

Na identificação específica de alterações vocais e auditivas, os alunos e professores são encaminhados para a Unidade de Pesquisa e Diagnóstico Avançado e Tratamento Especializado (UPDATE) da região, localizada no município de Caicó, e secretaria de saúde e de Serra Negra garante a locomoção até o local.

“Em algumas crianças foram diagnosticados problemas graves e que os pais nem imaginavam, como de perfuração do tímpano”, conta a coordenadora regional do Programa Nacional Saúde na Escola, Ilaionária Márcia Pereira.     

O projeto já esteve nas escolas Hermes da Fonseca e Coronel Mariz. No próximo mês, será vez da escola Arthéphio Bezerra da Cunha.

Assessoria de Imprensa IPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...