sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Projeto de saúde traz mais qualidade de vida para a rotina nas escolas de Jucurutu


União de esforços com vista numa melhor qualidade de vida de alunos e profissionais da rede pública de ensino.  Foi com esse intuito que as secretarias de saúde e de educação do município de Jucurutu organizaram, em parceria, a implantação de um projeto permanente de saúde escolar. E em dois meses de execução, o projeto Saúde na Escola já beneficiou mais de 270 estudantes e 40 profissionais, em cinco instituições atendidas.

A cada mês, um bairro diferente recebe a visita de profissionais de saúde munidos de todos os equipamentos necessários para a realização de ações preventivas e curativas de saúde auditiva, vocal, visual, nutricional e bucal, dentro das escolas.

“É uma atenção a mais que o município pode dar à educação, investindo no cuidado com as pessoas. E sabemos que o investimento em prevenção traz resultados maravilhosos e que já vão ser sentidos nos próximos anos, com um maior rendimento nas escolas e menos pacientes doentes nos hospitais”, destaca a secretária de saúde, Francisca Alves.

Os profissionais da secretaria de educação são responsáveis pelo cadastramento dos estudantes, para a avaliação e acompanhamento médico. “Ficamos com a parte operacional de orientação à comunidade escolar, definição de prazos e fichas e também de locomoção dos alunos que moram em bairros distantes das escolas escolhidas para atendimento”, explica a secretária adjunta de educação, Deise Lopes.

Para a execução das ações de saúde vocal e auditiva, foi firmada uma parceria entre a secretaria municipal de saúde e o Instituto Pedro Cavalcanti (IPC). E todos os atendimentos são feitos de forma interdisciplinar, com a comunicação constante entre os especialistas da ONG e a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Jucurutu.

“As enfermeiras, que já conhecem as famílias, acompanham os otorrinos e fonoaudiólogas nas visitas às escolas e auxiliam na elaboração de prontuários com toda a história clínica das crianças”, destaca o fonoaudiólogo Terciano Bezerra.     

No caso do diagnóstico de problemas, após as consultas nas escolas, os pacientes são encaminhados para a realização de exames complementares e cirurgias em unidades de referência da rede pública de saúde. Na identificação específica de alterações vocais e auditivas, os alunos e professores são encaminhados para a Unidade de Pesquisa e Diagnóstico Avançado e Tratamento Especializado (UPDATE) no município de Caicó e secretaria de saúde e de Jucurutu garante a locomoção até o local.

Os próximos atendimentos do projeto serão na Escola Municipal Joel Lopes, nos dias 10 e 11 de setembro.

Assessoria de Imprensa IPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...