quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O que é BIOS?


Bios significa “Basic Input Output System” ou, em português, “sistema básico de entrada e saída”. O bios é a primeira camada de software do sistema, um pequeno programa que tem a função de “dar a partida” no micro. Durante o processo de inicialização (BOOT), o bios fica encarregado de reconhecer os componentes de hardwares instalados, dar o boot e prover informações básicas para o funcionamento do sistema.

O BIOS é gravado em um pequeno chip instalado na placa-mãe. Cada modelo de BIOS é personalizado para um modelo especifico de placa, não funcionando adequadamente em nenhum outro. Assim como um cartão de credito, o BIOS é “pessoal e intransferível”.

Quando inicializamos o computador, o BIOS conta a memória disponível, identifica dispositivos plug and play instalados no micro e realiza uma checagem geral de todos os componentes. Esse processo é chamado de POST e se destina a verificar se existe algo de errado com algum componente, além de verificar se foi instalado algum dispositivo novo. Somente após o POST, o BIOS entrega o controle do micro ao Sistema Operacional. Surge então a mensagem: “Iniciando o Windows 98”, ou qualquer outra, dependendo do sistema operacional instalado.

Valdenilton Dantas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...