domingo, 26 de agosto de 2012

Brasil terá novos caixas eletrônicos para trocar moedas estrangeiras

Em breve, você poderá comprar e vender moedas estrangeiras através de caixas eletrônicos. O Conselho Monetário Nacional (CMN) já autorizou as instituições que realizam operações de câmbio (como bancos e corretoras) a instalar máquinas que efetuem essas operações em locais de grande circulação de turistas. 

Cada operação terá o limite máximo de 3 mil dólares e a troca será feita apenas de moeda para moeda. Por exemplo: será necessário inserir notas de real para conseguir sacar dólares. Não será possível comprar moedas internacionais com o cartão, tanto na função de débito quanto de crédito.

Porém, a troca só será feita mediante o uso de um cartão de crédito com bandeira internacional. Isso será necessário para identificar a pessoa que estiver trocando as moedas, o que é obrigatório no Brasil. 

Copa e Olimpíadas

A decisão do CMN tem como objetivo facilitar a vida dos estrangeiros que visitam o Brasil, principalmente com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas do Rio de 2016. As máquinas vão funcionar 24 horas por dia, em todos os dias da semana, justamente para atender as pessoas quando as instituições que trocam moedas estiverem fechadas.

Os caixas eletrônicos que poderão efetuar essas transações já estão disponíveis para os bancos e instituições, através da Itautec. A empresa brasileira informou que já vende esse tipo de caixa para outros países desde 2002, e agora poderá oferecer o produto aos clientes brasileiros.

Multioperações

Uma das grandes vantagens dos caixas eletrônicos de câmbio da Itautec é que eles poderão oferecer todo o leque de funções do autoatendimento comum aos correntistas, como pagamentos de conta, saques e demais funções.

As máquinas estão autorizadas a efetuar a troca de qualquer moeda, mas é provável que apenas aquelas mais negociadas, como o dólar e o euro, sejam disponibilizadas. Agora, a instalação desses equipamentos vai depender exclusivamente do interesse das instituições e bancos. 

Fonte: TecMundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...