segunda-feira, 30 de julho de 2012

Por que os endereços de email possuem arrobas?


Se existe algo em comum entre todos os endereços de email é a “arroba”. O símbolo foi introduzido na década de 1960 por Ray Tomlinson para que as mensagens pudessem ser enviadas entre diferentes computadores. Antes disso, todas eram armazenadas em um mesmo dispositivo, sendo necessário que o destinatário também tivesse acesso àquela máquina para receber a “carta virtual”.

Com a “@”, que significa “at” (em, em inglês), as mensagens eram direcionadas para outros servidores. Até hoje isso funciona da mesma maneira. Quando você envia uma mensagem para alguém que tem um email “@hotmail.com”, está dizendo para o sistema que ele deve entrar em contato com os servidores do Hotmail – e o mesmo se aplica aos outros serviços.

Mas por que a escolha da arroba? Ray Tomlinson explicou ao Wired quais foram os motivos da escolha. Na ocasião, ele precisava de um símbolo que não fosse utilizado pelas pessoas e isso eliminava pontos, vírgulas e traços. Como o “@” é a única preposição existente no teclado, foi ela a escolhida. E, desde então, todos os endereços de email trazem a arroba.

E de onde surgiu a arroba nos teclados? 

Muitos usuários perguntaram nos comentários, qual era a origem do símbolo nos teclados. Nós pesquisamos e chegamos a uma resposta bem interessante. Ele antigamente era utilizado para representar uma medida de peso. No final do século XIX, os jornais norte-americanos começaram a utilizar a arroba para demonstrar os preços de alguns produtos anunciados. Por exemplo: vendem-se 5 celulares @ 200 BRL. Isso significa que cada um dos cinco celulares está sendo vendido por 200 reais brasileiros.

Com o passar do tempo, o símbolo foi ficando muito mais comum e passou a ser empregado também em máquinas de escrever. Como o teclado de computadores é uma adaptação do utilizado nas máquinas antigas, o símbolo foi importado. É por essa razão que as arrobas estavam presentes nos teclados antes de os emails serem utilizados.

Fonte: TecMundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...