terça-feira, 5 de junho de 2012

TRT-RN inicia atividades da III Semana do Meio Ambiente





Mobilizar servidores, usuários da Justiça do Trabalho e a sociedade para preservação da natureza, esse é o objetivo do TRT-RN com a realização da III Semana do Meio Ambiente, iniciada na terça-feira (5). Neste ano, a reciclagem é o tema da Semana que acontece até a próxima sexta-feira (8), no Átrio das Varas do Trabalho de Natal.

Exposição de painéis educativos, distribuição de folhetos, coleta de jornais, revistas e garrafas PET, além de mostra de vídeos e doação de mudas fazem parte da programação.

“A preservação do meio ambiente é uma preocupação mundial e o TRT da 21ª Região está empenhado nessa causa. Acredito que a conscientização de todos é fundamental para alcançar esse objetivo e os novos hábitos devem ser levados para o dia a dia de cada servidor e usuário que participa da III Semana do Meio Ambiente”, disse o presidente, desembargador Ronaldo Medeiros.

O evento conta com a participação da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte (Coocamar) que assinou acordo de cooperação técnica com o tribunal para coleta seletiva de resíduos sólidos da instituição.

“Desde 2001 o TRT realiza a coleta seletiva de papel cuja arrecadação gerou uma serie de doações para entidades de Natal e, a partir do acordo firmado com a Coocamar, a coleta seletiva passou a ser feita com os outros tipos de resíduos sólidos. O resultado dessa ação está sendo positiva assim como os projetos Adote uma Árvore e Pura que já fazem parte do Banco de Boas Práticas do CNJ”, informou Tareja Christina Medeiros, diretora geral do Tribunal.

Para os representantes da Coocamar a coleta seletiva de resíduos sólidos, além de preservar o meio ambiente garante o sustento de inúmeras famílias. “Nós recolhemos os resíduos de grandes geradores e também vamos de porta em porta e isso gera renda para nossas famílias. A participação da sociedade é muito importante para a continuidade dessa ação”, analisou a vice-presidente da cooperativa Rosileide Manço do Nascimento.

O cooperado Audenir Silva de Souza expôs os trabalhos produzidos com garrafas PET em conjunto com a mulher e os filhos. “Eu agradeço as pessoas que se sensibilizam com o movimento dos catadores e doam os materiais. Peço que elas nunca deixem de doar para qualquer que seja a cooperativa, pois o importante é ajudar”, solicitou.

Durante a abertura da III Semana do Meio Ambiente houve ainda a plantação de mudas dentro do projeto Adote uma Árvore. Servidores da Searq plantaram mudas de singônio e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) plantaram mudas de clorifito e ráfia.

“A instituição se preocupa com a preservação do meio ambiente e essa a parceria com o TRT vai reforçar ainda mais o trabalho de conscientização da OAB junto aos advogados e à sociedade. Esse é um ato que pode ser o inicio para outras ações de preservação em defesa do meio ambiente”, disse o presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB, Marcelo Maranhão Alves Cardoso.

Para o vice-presidente do tribunal, desembargador José Rego Júnior, a preocupação com o tema deve ser diária. “A mobilização é importante para a discussão do tema e ações como a coleta seletiva, a economia de água e o reflorestamento devem fazer parte da rotina da sociedade”, ponderou.

Um levantamento mostrou que entre os meses de fevereiro e maio deste ano, a Coocamar arrecadou dos setores do TRT-RN os seguintes valores: 3.280 kg de painéis divisórios; 2.150 kg de papel; 400 kg de ferro; 125 kg de plástico e 120 kg de vidro.

Os interessados colaborar com a III Semana do Meio Ambiente do tribunal podem doar revistas, jornais e garrafas PET que serão entregues aos representantes da Cooperativa. Para coleta de porta em porta basta ligar para o número da Coocamar: (84) 3232-8812.

Fonte: Assessoria do TRT-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...