quinta-feira, 17 de maio de 2012

Caravana da Saúde realiza exames de visão com estudantes do bairro de Nazaré


Nesta quinta-feira (17), o projeto Caravana da Saúde Escolar realiza mais uma etapa de atendimentos na Escola Municipal São Francisco de Assis, no bairro de Nazaré. A data será dedicada aos cuidados com a saúde visual dos alunos da instituição, com a realização de exames de Auto Refração Computadorizada, procedimento utilizado para o diagnóstico de problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo.

“Os exames serão realizados com os alunos que já passaram por uma triagem, através do teste de acuidade visual, durante a semana, e que apresentaram alterações”, explica a pedagoga do projeto Tereza Tomaz.

Durante o dia, também serão realizados os exames e consultas vocais e auditivas com os estudantes e profissionais ainda não atendidos na visita ao local. Na próxima segunda-feira (21), a caravana chega ao no bairro Nossa Senhora da Apresentação, para quatro dias de ações preventivas e curativas de saúde na Escola Municipal Dalva de Oliveira.  

O projeto     

A cada semana, uma escola diferente recebe a visita de uma equipe médica, munida de todos os equipamentos necessários para realizar os atendimentos dentro da instituição. Aos professores são oferecidas consultas com otorrinolaringologistas e fonoaudiólogas e exames de laringoscopia e espectrografia vocal. Aos alunos, consulta com oftalmologista, fonoaudiólogas e otorrino, exames de audiometria, otoscopia, tonometria, auto refração computadorizada e testes de acuidade visual.

Além de exames e consultas com especialistas, a Caravana da Saúde Escolar conta ainda com o trabalho de contrapartida do Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), que disponibiliza, quando necessário, também exames complementares e cirurgias a todos os profissionais e alunos atendidos. 

Com dois anos de atuação, o projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti, já realizou mais de 22 mil atendimentos na rede de ensino pública de Natal. Seu principal objetivo é contribuir na diminuição da repetência e evasão escolar, através do diagnóstico precoce, tratamento e cura de distúrbios auditivos, vocais e visuais e melhora da qualidade de vida dos envolvidos no processo educacional.

Serviço
 Escola Municipal São Francisco de Assis
Avenida Miguel Castro, n ° 126, Bairro de Nazaré (próximo à paróquia do Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu).
Tel: 3232-4867

Assessoria de Imprensa Caravana da Saúde Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...