terça-feira, 22 de maio de 2012

A Caravana da Saúde está no bairro Nossa Senhora da Apresentação

Serão mais de 300 alunos e professores beneficiados com consultas médicas e exames especializados na Escola Municipal Dalva de Oliveira, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, onde a Caravana da Saúde Escolar fica até a próxima quinta-feira (24). Essa é a segunda visita da equipe de fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas e oftalmologistas ao local. Em dois anos de ações, o projeto já realizou mais de 22 mil atendimentos na rede municipal de ensino de Natal. 

O intuito é a realização do acompanhamento efetivo e periódico da saúde visual e auditiva dos estudantes e vocal dos profissionais já atendidos, como também, a prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas em novos pacientes. 

“A prioridade na segunda visita são os alunos que ainda não foram atendidos, mas quando há necessidade de acompanhamento de um problema diagnosticado na consulta anterior, a escola pode solicitar sim um novo atendimento para a criança. Já para os profissionais, como a demanda é bem menor e problemas vocais podem surgir a cada ano, até pela rotina intensa de trabalho, toda a equipe passa pela nova avaliação”, explica a assistente social e coordenadora operacional do projeto, Carmen Firmino.
 
O projeto 

A cada semana, uma escola diferente recebe a visita de uma equipe médica, munida de todos os equipamentos necessários para realizar os atendimentos dentro da instituição. Aos professores são oferecidas consultas com otorrinolaringologistas e fonoaudiólogas e exames de laringoscopia e espectrografia vocal. Aos alunos, consulta com oftalmologista, fonoaudiólogas e otorrino, exames de audiometria, otoscopia, tonometria, auto refração computadorizada e testes de acuidade visual.

Além de exames e consultas com especialistas, a Caravana da Saúde Escolar conta ainda com o trabalho de contrapartida do Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), que disponibiliza, quando necessário, também exames complementares e cirurgias a todos os profissionais e alunos atendidos. 

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti, seu principal objetivo é contribuir na diminuição da repetência e evasão escolar, através do diagnóstico precoce, tratamento e cura de distúrbios auditivos, vocais e visuais e melhora da qualidade de vida dos envolvidos no processo educacional.
 
Serviço

Escola Municipal Dalva de Oliveira
Av. Boa Sorte S/N, bairro Nossa Senhora da Apresentação.
Telefones: 3232 4842/ 8143 0606

Assessoria de Imprensa Caravana da Saúde Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...