terça-feira, 17 de abril de 2012

Dr. Pedro Guilherme orienta professores na Campanha Nacional da Voz


O otorrinolaringologista Pedro Guilherme Cavalcanti foi um dos palestrantes no primeiro dia de ações da Campanha Nacional da Voz no RN, realizado no auditório da Secretaria Estadual da Educação e da Cultura (SEEC), nessa segunda-feira (16). Este ano, a mobilização tem como foco a manutenção da saúde vocal dos profissionais da educação. O médico abordou os distúrbios da voz causados pelo mau uso e abuso vocal e que podem afastar o professor de sala de aula.    

Durante a palestra, Pedro Guilherme Cavalcanti citou os sintomas que podem indicar a presença de problemas como pólipos, nódulos e edemas vocais. “É importante que o professor fique atento à rouquidão e sensação de cansaço vocal e também ao pigarro e tosse constante”.

Sobre um dos temas foco da campanha, o câncer de laringe, o otorrinolaringologista destacou a importância do diagnostico precoce e a sua ligação direta com fatores ambientais. Segundo ele, já que, em 90% dos casos, a doença está relacionada ao fumo e ao uso de álcool. “O Câncer de Laringe também está associado a fatores genéticos, mas é raro entre não fumantes. E em quase 100% dos casos, o tumor tem cura, sem sequelas, quando diagnosticado no início”.

Além das causas e tratamentos de doenças, o médico também falou sobre as consequências da qualidade da voz para a transmissão de mensagens e impressões no receptor.  “O tipo de voz transmite o estado emocional da pessoa e deve ser trabalhado. Uma voz rouca indica cansaço e uma voz baixa pode ser entendida como timidez, por exemplo”, ressaltou o especialista.

Depois da programação em Natal, a Campanha Nacional a Voz segue até a próxima sexta-feira (20) em Mossoró, Apodi, Pau dos Ferros  e Caicó, com um dia específico para a realização das ações em cada uma das cidades.


Assessoria de Imprensa Clínica Pedro Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...