sábado, 31 de março de 2012

Carnaúba dos Dantas também é terra de escritores


No próximo dia 7 de abril de 2012, serão lançados em Carnaúba dos Dantas três livros de três autores, dois deles nascidos na terra da música, outra, com raízes familiares da Família Medeiros do município.
O livro apresenta uma síntese das ações desenvolvidas pelo Grupo de Estudos em Patrimônio e Arqueologia do Seridó (GEPS) no período de 2003 a 2006 em Carnaúba dos Dantas. Trata-se de uma espécie de “guia” pela história e pela cultura do município de Carnaúba dos Dantas, situado na região do Seridó norte-rio-grandense, onde são apresentados aspectos da formação sócio histórica do lugar e o seu patrimônio arqueológico, urbano e imaterial. Uma lista das principais publicações sobre Carnaúba dos Dantas é apresentada ao final do livro, para os interessados em aprofundar a leitura acerca do município.
HELDER MACEDO é historiador (2002) com as habilitações de licenciado e bacharel pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, instituição que também lhe conferiu os títulos de Especialista em Patrimônio Histórico-Cultural e Turismo (2005) e Mestre em História (2007), com área de concentração em História e Espaços. Atuou como professor de ensino superior (graduação e pós-graduação) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Faculdade do Seridó (FAS) e Universidade Potiguar (UnP). Prestou consultorias na área de patrimônio cultural em diversos inventários no território norte-rio-grandense. Seus interesses de pesquisa estão ligados à história sóciocultural da América portuguesa, índios, negros, mestiçagens, escravidão e patrimônio cultural. Atualmente, é doutorando em História do Norte-Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

SONHOS DE MULHER

Poesias que falam de amor, saudades, lembranças e também das injustiças sociais. O leitor irá caminhar em estradas em estradas cobertas de flores em forma de  poesias. 
MARIA DAS DORES MEDEIROS SOUZA, da família Medeiros de Carnaúba dos Dantas, é graduada em Enfermagem e especialista em Enfermagem do Trabalho.  Poeta, atualmente é aposentada. 


EDUCAÇÃO DE CORPO E ALMA

O livro apresenta uma síntese das reflexões acerca da educação brasileira. São crônicas publicadas mensalmente no Jornal Carnaúba Notícias (JCN), de Carnaúba dos Dantas, as quais permitem que o professor reflita um pouco sobre a docência, enfatizando e valorizando sua participação no universo educacional. O livro reúne crônicas guiadas pela emoção, pela satisfação que a autora sente em exercer a mágica profissão da docência e expressa, também, os medos e os anseios que permeiam o cotidiano escolar, mas, que, com dedicação, podem ser solucionados.
RÚBIA RAQUEL DANTAS ROQUE é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Internacional do Delta e Tutora do Pró-letramento de Matemática pelo MEC. Foi Diretora do Jardim de Infância Clívia Marinho Lopes (2001), Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental no município de Carnaúba dos Dantas (2005), Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Clívia Marinho Lopes (2006-2007) e desenvolveu trabalhos nas áreas de Alfabetização (2007). Atualmente é professora do 5º Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Clívia Marinho Lopes, realiza oficinas pedagógicas para professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental e é Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Carnaúba dos Dantas, além de orientar projetos de pesquisa e elaboração de artigos e monografias.

LANÇAMENTO DE LIVROS
Local: Centro Pastoral D. José Adelino Dantas, Carnaúba dos Dantas-RN
Data: 07 de abril de 2012 – Sábado de Aleluia
Horário: a partir das 18:30h

Fonte: Blog Carnaúba Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...