A palestra, que aconteceu nesta tarde na Campus Party, mostrou os principais motivos que levaram as espaçonaves americanas à aposentadoria. Animado, Marcos Pontes ainda explicou de forma simples o que é um ônibus espacial e quais são seus principais componentes, atraindo a atenção de todos na plateia.
Por que chegou ao fim?
Em linhas gerais, o principal fator que determinou a parada total das missões foi o acidente com o ônibus espacial Columbia, em 2003. Uma investigação, que chegou ao fim em 2005, fez com que o congresso americano concluísse que estes meios de transporte não são seguros o bastante para dar continuação ao programa. Assim, o ano de 2010 foi dado como data-limite para o encerramento das ações.
Mas não foi só por isso. Toda a estrutura e a tecnologia utilizadas apenas para o lançamento de um ônibus espacial custa cerca de 200 milhões de dólares. Isso causa um impacto imenso na economia, o que fez com que as verbas para o programa chegassem muito próximo a um corte decisivo há alguns anos.
Outros detalhes também complicaram ainda mais a sobrevivência do programa, como os riscos econômicos e de operação, dependência de outros países, oscilações políticas etc. Mesmo assim, o prazo acabou se estendendo devido a atrasos, fazendo com que o último pouso de uma nave ocorresse em julho do ano passado.
Do TecMundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário