quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Symantec: relatório de 2011 registra o menor número de spams em três anos


A Symantec disponibiliza mensalmente relatórios que indicam os números de malwares presentes nos emails enviados e recebidos no mundo inteiro. No último mês de 2011, a empresa registrou uma diminuição na porcentagem de spams, que, neste mesmo período do ano de 2009, estava em 90% e agora baixou para cerca de 70%.

Há quem diga que essa diminuição possa ter sido influenciada pelo fim do Rustock, rede que enviava cerca de 30 milhões de spams diariamente para computadores do mundo inteiro. Como essa fonte gigante de malwares foi combatida por diversas empresas importantes, como a Microsoft, houve uma significativa redução no envio desse tipo de email e isso reflete nos números divulgados pela Symantec.

O relatório reafirmou a Rússia na primeira posição do ranking como o país que mais sofre desse mal, tendo 76.7% dos emails enviados e recebidos classificados como spam. Em seguida, vem a Arábia Saudita com 76.6% e os Estados Unidos registraram apenas 69.9%.
Outro dado interessante apontado pela Symantec é que grande parte dos ataques, cerca de 20% ao dia, são feitos sobre os computadores dos setores públicos dos países. A segunda categoria mais afetada é a indústria farmacêutica e química, recebendo diariamente 18.6% dos spams que circulam mundialmente.

Do TecMundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...