sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Melhorias nas buscas do Google dão relevância a páginas mais recentes


O Google é o maior motor de buscas da internet. Não há quem possa negar isso, mas não é por essa razão que os desenvolvedores do sistema podem parar de melhorá-lo. Sabendo disso, a Google já anunciou que o site de pesquisas está sendo reformulado e vai ganhar um novo algoritmo que deve trazer mais confiabilidade aos resultados obtidos.

Amit Singhal, engenheiro de software da empresa, disse (em nota oficial) que a partir de agora, os resultados vão utilizar a atualidade das informações. Ou seja, quanto mais recentes as páginas, mais chances de elas terem relevância sobre o termo buscado. O funcionário da Google disse ainda: “Se você busca por olimpíadas, há mais chances de estar procurando por Londres em 2012 do que por Atenas em 1896”.

O sistema Caffeine de indexação (que permite que páginas apareçam nos resultados poucos segundos após terem sido publicadas) vai ser modificado e cerca de 35% de todas as pesquisas devem ser afetadas pela novidade. Além disso, serão três grandes modificações a serem aplicadas no algoritmo do motor:

  • Eventos recentes/tópicos quentes: determinados assuntos ganharão mais destaque quando procurados. Se os usuários buscarem por “greve dos correios”, vão receber resultados mais recentes, sempre de fontes confiáveis.
  • Eventos recorrentes: alguns fatos que acontecem com mais frequência, como esportes, programas de televisão e eleições, terão sempre os resultados mais recentes mostrados primeiro.
  • Atualizações frequentes: assuntos que não se encaixam nas descrições anteriores, terão os resultados mais recentes mostrados primeiro, por estarem em constante atualização serão mostrados.

Em resumo, as atualizações vão fazer com que o sistema do Google seja ainda mais inteligente. Ele vai saber quando precisa mostrar resultados por ordem de atualidade e quando as informações devem ser exibidas por relevância de fonte.

Fonte: TecMundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...