terça-feira, 15 de novembro de 2011

Intel comemora 40 anos de produção de processadores


Você sabe o que aconteceu no dia 15 de novembro de 1971? Além de o Brasil estar comemorando a proclamação da República, outro fato muito importante foi o início da produção comercial de microprocessadores da Intel - a evolução dos circuitos integrados que permitiu o avanço exponencial da computação pessoal.

Segundo a Intel publicou em nota oficial, o primeiro processador a ser vendido foi o Intel 4004 (que tinha o clock máximo de 740 kHz e ocupava soquetes de 16 pinos). E é com ele que a empresa iniciou sua saga que a levou até onde está hoje: a liderança mundial do ramo dos processadores desktop.

Os atuais Sandy Bridge conseguem atingir processamento até 350 mil vezes mais rápido, com transistores que consomem até 5 mil vezes menos energia elétrica. Outro fator que mudou bastante foi o preço: cerca de 50 mil vezes mais barato atualmente (levando em consideração os efeitos da inflação). Como você pode ver, muita coisa mudou. E o que esperar para os próximos 40 anos? Só o tempo poderá dizer.

Fonte: TecMundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...