sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Era só o que faltava - Macacos aprendem a usar dinheiro, apostar e se prostituir


Uma dupla de pesquisadores da Universidade de Yale realizou um experimento com macacos e conseguiu fazer com que os símios aprendessem a usar dinheiro, apostar e se prostituir em troca de guloseimas cada vez mais saborosas.

O estudo foi conduzido pelo economista Keith Chen em conjunto com a psicóloga Laurie Santos e durou cinco anos. O experimento foi feito com macacos capuchinhos e, em um primeiro momento, os pesquisadores induziram os primatas a trocar peças de metal por comida.

Com o passar do tempo, eles introduziram a ideia de que, quanto maior fosse o número de peças de metal adquiridas, maior seria a quantidade de guloseimas disponíveis. Uma vez tendo compreendido o processo, foi ensinado aos macacos que eles poderiam adquirir mais comida, caso conseguissem as peças de metal dos seus companheiros.

A competição entre eles estimulou comportamentos do tipo “aposta”, cabendo ao vencedor o direito de ficar com a peça de metal. Em outro momento, Chen e Santos observaram que os primatas perdedores chegaram até mesmo a oferecer sexo em troca de peças de metal, caracterizando um comportamento de prostituição.


Fonte: TecMundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...