quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Caicoenses aprovam execução do projeto Saúde na Escola


Entre pais, professores e alunos das escolas já atendidas pelo projeto Saúde na Escola, o discurso é o mesmo: inovação e mais qualidade de vida no serviço de ensino público de Caicó. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), o projeto já está em seu quinto mês de execução no município.


“As mães estão fascinadas, acompanham as consultas e querem conferir todas as etapas do projeto Nunca viram algo assim nas escolas”, destaca a professora Maria das Graças de Jesus, diretora da escola José Gurgel de Araújo, onde o projeto esteve esta semana.


O estudante Diego Souza, de 16 anos, aluno na Escola Municipal Matheus Viana, ressalta a importância da implantação do projeto de saúde dentro das escolas de Caicó, que trabalha desde a promoção e prevenção de doenças, até o diagnóstico e tratamento de problemas.


“Esse projeto veio para ajudar muitas famílias, como a minha, que não tem condições financeiras de terem acesso, com tanta facilidade, a este tipo de especialistas e mostra a preocupação do município com a saúde dos estudantes. Eu, por exemplo, nunca havia ido a uma fonoaudióloga e nunca soube se estava tudo bem com a minha audição”, comentou Diego Souza.


“Desde os três anos, percebo que meu filho não escuta o que as pessoas falam. No ano passado, as professoras perceberam que podia ter problemas na audição e me contaram que ia ter esse projeto. Eu estava aguardando ansiosa, porque não tinha condições de levá-lo a um otorrino”, conta a artesã Layse de Assis, mãe de Marcondes Ezequiel da costa, de 16 anos, aluno da Escola Mateus Viana.
 

O garoto teve o diagnóstico de perda auditiva, durante os exames dentro da escola, e já foi encaminhado para acompanhamento médico e recebimento de aparelho auditivo na unidade do programa de saúde auditiva do município.      


O projeto

Quinzenalmente ou semanalmente, uma escola diferente recebe a visita de equipe de profissionais de saúde do Instituto Pedro Cavalcanti e da Estratégia de Saúde da Família do município, munida de todos os equipamentos necessários para a realização de exames e consultas no próprio local.


Aos estudantes são oferecidas consultas com otorrinolaringologistas, oftalmologistas, fonoaudiólogas, dentistas e clínico geral e exames como audiometria, otoemissão, otoscopia, acuidade visual e auto-refração computadorizada; além de palestras educativas sobre prevenção de doenças, aplicação de flúor e escovação. No caso do diagnóstico de problemas, todos são encaminhados para a realização de tratamentos e exames complementares em unidades de referência da rede pública de saúde de Caicó.


Aos professores, são oferecidas consultas com otorrinolaringologistas e fonoaudiólogas e os exames de espectrografia vocal e laringoscopia, além de distribuição de cartilhas informativas, mostrando como evitar doenças e os principais sintomas de problemas. No caso de alterações, todos recebem encaminhamentos para a realização de exames complementares e fonoterapia no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e na Unidade de Pesquisa e Diagnóstico Avançado e Tratamento Especializado (UPDATE) do programa de saúde auditiva do município.




Assessoria de Imprensa IPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...