quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A origem do odiado SPAM


Quem nunca ouviu este termo ou se deparou com eles na sua caixa de entrada de email? Os famosos e odiados spams. O termo vem do inglês, "spiced ham" (presunto condimentado). Ou seja, uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa. Esta denominação surgiu de uma maneira até que divertida, mas que com o tempo, acabou chata e irritante.

Em 1970, durante um quadro de programa na TV,o grupo de comediantes britânicos Monty Python fez uma cena surreal em um restaurante que servia todos os seus pratos com SPAM. A garçonete descrevia para um casal de clientes os pratos repetindo a palavra "spam" para sinalizar a quantidade de presunto que é servida em cada prato. Enquanto ela repete "spam" várias vezes, um grupo de vikings que está em outra mesa começa a cantar "Spam, spam, spam, spam, spam, spam, spam, spam, lovely spam! Wonderful spam!", interrompendo-a. E, nesta onda de repetição, alguns usuários de um antigo bate-papo virtual começou a usar o termo para usuários que anunciavam produtos ou ideias de forma insuportável.
Monthy Python não é o pai do Spam, mas foi quem batizou a criança
Na sua forma mais popular, ele consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários, mas geralmente, eles têm caráter apelativo e na grande maioria das vezes são incômodos e inconvenientes.

Mas como se livrar dos indesejados spams? Nada com 100% de eficácia ainda foi mostrado, mas você pode filtrar este sistema e deixar sua caixa de entrada mais organizada. Para isso, o primeiro passo é acessar a central de e-mails do seu domínio e ativar o filtro Anti-Spam. Feito? O próximo passo, bastante recomendável, é escolher um dos 3 níveis de controle: "Baixo", "Médio" e "Alto". Opte por deixar em nível alto.

Outra dica importante é não sair por aí cadastrando seu e-mail em qualquer site ou divulgando-o em comentários de páginas nas quais você não tem confiança. Ah, ficou curioso para assistir o quadro do Monthy Python? Tá aqui:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...