sexta-feira, 21 de outubro de 2011

No RN, 116.753 estudantes participam do Enem 2011

Às vésperas das provas que serão aplicadas amanhã e domingo, estudantes revisavam conteúdosEm busca de uma vaga nas universidades públicas do país ou de uma bolsa do Programa Universidade Para Todos (Prouni), 116.753 candidatos realizarão, neste sábado (22) e domingo (23), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Rio Grande do Norte. O número representa um aumento de 24.299 concorrentes em relação ao ano passado, quando 92.454 estudantes fizeram a prova no Estado.

Ao todo, as provas serão aplicadas em 246 estabelecimentos públicos e privados distribuídos em 35 municípios potiguares. Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h, obedecendo o horário oficial de Brasília, o que significa que em estados que não adotam o horário de verão, como é o caso do Rio Grande do Norte, o candidato deve chegar entre às 11h e 12h.

Para realizar os exames, os estudantes deverão apresentar o cartão de inscrições (que pode ser impresso no site do Inep: (www.inep.gov.br) ou um documento de identificação original com foto, como carteira de identidade, carteira de habilitação ou certificado de reservista. É necessário portar ainda uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, que é imprescindível para a leitura óptica do cartão de respostas.

Afora a caneta, todos os outros materiais trazidos pelos estudantes devem ser guardados no porta objetos  fornecidos pela organização do exame. Esta embalagem, por sua vez, deve ser colocado abaixo de cada carteira.

É importante ficar atento à algumas atitudes que podem levar o candidato à eliminação. Consultar qualquer material didático ou  outro participante, por exemplo, pode ser decisivo para a expulsão do estudante da sala de prova. Além disso, é vetado o uso de óculos escuros, aparelhos eletrônicos como celulares e computadores, e o uso de lápis e borracha. Deixar a sala antes da decorrência de duas horas do início do exame também é proibido.

O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha cada e uma redação. No sábado (22), as avaliações contemplam conteúdos das  ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Já o domingo (23), é o das provas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias; redação, além de matemática e suas Tecnologias. Os candidatos terão um total de 4h30 e 5h30 para responder os exames do primeiro e segundo dia, respectivamente.

UFRN e Ufersa aderiram ao exame

A cada ano aumentam o número de instituições que adotam o Enem como forma de ingresso e a quantidade de vagas reservada a este processo seletivo. Atualmente, o exame é a porta de entrada para pelo menos 80 mil vagas em universidades federais que adotam o Sistema de Seleção Unificada (SisU). O número é 37% maior ao registrado no primeiro semestre do ano anterior. Ao todo, 43 universidades federais e dois Centros Federais de Tecnologia já utilizam o recurso.

No Estado, a Universidade Federal Rural do semiárido (Ufersa) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) já aderiram ao Enem. Para o primeiro semestres de 2012, a Ufersa preencherá todas as suas 1.015 vagas via Sisu, já a UFRN, vai disponibilizar 380 vagas para o exame. Ao todo, a instituição usará a nota da prova como critério de aprovação para onze cursos de graduação: Engenharia de Software, Geofísica, Engenharia Florestal, Zootecnia, Engenharia Agronômica e Gestão Hospitalar - que adotam o sistema desde o ano passado - além de Engenharia de Aquicultura, Sistema de Informação, Ciência autuarias, Estatística e Química.

OPORTUNIDADE

A estudante Carolina de Oliveira, de 19 anos, vai fazer as provas do Enem pela terceira vez nesse fim de semana. Ela vai tentar uma vaga no curso de medicina da Universidade Federal de Campina Grande, que usa somente o exame nacional como processo seletivo. "A expectativa aumenta com a proximidade das provas, mas estou fazendo o possível para relaxar. Estou dormindo pelo menos 8 horas por dia e me alimentando bem, quero estar bem descansada no dia do exame", disse ela.

Carolina, que também pretende prestar o vestibular da UFRN para medicina, considera as duas formas de ingresso bastante diferentes. Segundo ela, ambos tem suas vantagens e desvantagens. "O vestibular tradicional certamente é mais tranqüilo, são menos questões e mais tempo para responder, mas, por outro lado, o Enem nos dá a possibilidade de disputar vagas em diversas instituições de ensino sem o incômodo de ter que se deslocar. Acredito que as duas formas são bastante válidas", afirmou.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...