quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Bancários do RN põem fim à greve e voltam ao trabalho

Os bancos de todo o país começaram a funcionar normalmente na manhã desta terça-feira (18) após o final da greve dos funcionários do setor que já durava 21 dias. Segundo informações de clientes que buscavam ser atendidos nos mais diversos serviços, o movimento de limpeza e retirada dos cartazes nas fachadas bancárias foi feito por alguns funcionários. A categoria aceitou a proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste salarial de 9% (1,5% de aumento real mais a inflação de 7,4% no período).

Para Marta Turra, presidente do Sindicato dos Bancários do RN, a proposta não foi bem recebida pelos grevistas que queriam permanecer a paralisação. "Como a maioria das frentes grevistas pelo país decidiu aceitar a proposta, e como a população estava sendo prejudicada com a longa paralisação, que já tinha ultrapassado o limite, decidimos ceder à proposta, mesmo que ela esteja em total desacordo com toda a junta grevista", afirma Marta.

De acordo com o diretor financeiro do Sindicato dos Bancários, Eduardo Xavier, as perdas salariais ultrapassam os 26% nos bancos privados, 92% na Caixa Econômica Federal, 86% no Banco do Brasil e 104% no Banco do Nordeste. "Nos últimos 16 anos foi isso que a nossa categoria ganhou. Enquanto isso, no mesmo período, os bancos cresceram 1.400%", reclama.

Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), o resultado da campanha salarial dos bancários vai servir de parâmetro para outras categorias. A proposta dos bancos inclui também avanços sociais. Segundo a Contraf, uma nova cláusula proíbe a divulgação de rankings individuais dos funcionários como forma de frear a cobrança das metas abusivas, combatendo o assédio moral.

Os dias de greve não serão descontados no salário dos grevistas, mas serão compensados em até duas horas a mais por dia de segunda a sexta-feira, até o dia 15 de dezembro e, assim como nos anos anteriores, eventual saldo após esse período será anistiado.

De acordo com a assessoria de comunicação do Banco do Brasil no Centro da Cidade, o movimento nas agências bancárias estava um pouco acima do previsto, mas explicou que o horário estendido de atendimento ia conseguir coibir eventuais desfalques no atendimento. A assessoria lembra que os bancos mudaram o horário por conta do horário de verão, abrindo às 9h e encerrando as atividades às 15h.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...