quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Saúde na Escola chega à 3° escola atendida em Caicó

O projeto Saúde na Escola, desenvolvido pelas secretarias de saúde e educação de Caicó, em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), estará, na próxima segunda (22) e terça-feira (23), na Escola Municipal Severina Brito da Silva, localizada no bairro de Samanaú, levando ações curativas e preventivas de saúde visual, vocal e auditiva a alunos e funcionários da instituição.

Esta é 3° escola beneficiada, desde o início das atividades, na primeira semana de julho. O projeto já visitou as Escolas Municipais Professor Mateus Viana e Hermann Gmeiner. Em cada instituição, foram realizados mais de 230 atendimentos, entre estudantes, professores e funcionários de apoio e o trabalho tem arrancado elogios por onde passa.

“O Saúde na Escola está sendo muito bem aceito aonde chega e todos querem participar. Além disso, temos recebido muito apoio da prefeitura para a operacionalização das ações. Em cada bairro, vamos acompanhados de pelo menos cinco agentes de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que nos dão todo o suporte necessário para a organização das ações e a maioria já conhece os estudantes e suas famílias, o que ajuda muito no atendimento”, destaca o fonoaudiólogo Terciano Bezerra, responsável pela operacionalização do projeto.

O estudante Diego Souza, de 16 anos, aluno na Escola Municipal Matheus Viana, ressalta a importância da implantação do projeto de saúde dentro das escolas de Caicó, que trabalha, desde a promoção e prevenção de doenças, até o diagnóstico e tratamento de problemas.

“Esse projeto veio para ajudar muitas famílias, como a minha, que não tem condições financeiras de terem acesso, com tanta facilidade, a este tipo de especialistas e mostra a preocupação do município com a saúde dos estudantes. Eu, por exemplo, nunca havia ido a um otorrino e, desde pequeno, nunca soube se estava tudo bem com a minha saúde auditiva”, comentou Diego Souza.

Com uma equipe formada por otorrinolaringologistas, fonoaudiólogas, técnicos em enfermagem e oftalmologista; aos alunos, são disponibilizados, além de consultas, os exames de audiometria, otoscopia, tonometria e teste de acuidade visual. Para os professores e equipe de apoio, são oferecidos exames de laringoscopia e espectrografia vocal, como também, orientações sobre cuidados diários que devem ser tomados com a saúde vocal destes profissionais, dentro e fora da sala de aula.

Todas as crianças diagnosticadas com problemas visuais ou auditivos receberão óculos doados pela prefeitura, próteses auditivas pelo programa de saúde auditiva executado pela secretaria de saúde e encaminhamentos para a realização de exames complementares nas unidades de saúde de Caicó.



Assessoria de Imprensa IPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...