terça-feira, 26 de julho de 2011

Caravana da Saúde segue com atendimentos nas escolas de Natal

A Caravana da Saúde Escolar chega, na tarde desta terça-feira (26), à Escola Municipal Maria Alexandrino Sampaio, no Parque das Dunas, Zona Norte de Natal. O primeiro dia será de organização e montagem de equipamentos, para a disponibilização de consultas e exames em alunos e funcionários da instituição até a próxima sexta-feira (29).  Esta é 13° escola municipal visitada, durante o 2° ano de ações do projeto na cidade.

O objetivo é a realização do acompanhamento efetivo e periódico da saúde auditiva e visual de alunos e vocal dos professores já atendidos, como a prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas em novos pacientes.      

“A prioridade na 2° visita são os alunos que ainda não foram atendidos, mas, quando há necessidade para acompanhamento e avaliação de um problema, a escola pode solicitar um novo atendimento também para aquela criança que já foi atendida no ano anterior”, explica a assistente social e coordenadora operacional do projeto, Carmen Firmino.

Desde o início da nova etapa, em abril, o projeto já retornou às escolas municipais João XXIII, Professor Antônio Severiano, Nossa Senhora dos Navegantes, José Andrade Frazão, Celestino Pimentel, Juvenal Lamartine, Professor Otto de Britto Guerra, Professor Amadeu Araújo, Jornalista Erivan França, Ferreira Itajubá, Professor Carlos Belo Moreno e Professora Emília Ramos.

Na escola Municipal Emília Ramos, no bairro de Cidade Nova, onde o projeto esteve na última semana, foram realizados mais de 350 atendimentos, entre estudantes, professores e equipe de apoio. A professora Kezia Souza, que ainda não conhecia e pôde ver de perto o trabalho da Caravana da Saúde Escolar, ressaltou a importância da realização dos exames no próprio espaço da escola.     

“O diagnóstico de problemas auxilia muito o trabalho do professor em sala de aula, que percebe, mas não tem a certeza, e poderá lidar melhor com a situação. Outro ponto é que muitas vezes observamos a dificuldade de aluno, comunicamos aos pais, mas devido à correria de rotina de trabalho, eles não tem tempo mesmo de levar à criança ao especialista. Já, sendo algo periódico e que vem até o aluno, tem-se a certeza de que ele passará pela avaliação”, colocou.     

O projeto

A Caravana da saúde Escolar é um projeto, desenvolvido pela prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde do Natal (SMS) e Secretaria municipal de Educação do Natal (SME), em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti. Dirigido a crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de educação, além de docentes e equipes de apoio, visa resgatar a diminuição da repetência escolar, assim como a evasão escolar, através do diagnostico precoce, tratamento e cura de distúrbios auditivos, vocais e visuais, trabalhando na melhora da qualidade de vida dos envolvidos no processo educacional.
   As escolas recebem a visita da equipe médica em duas unidades móveis munidas de todos os equipamentos necessários para realizar os atendimentos dentro da instituição. Aos professores são oferecidos consulta com o otorrino e exames de laringoscopia e espectrografia vocal e aos alunos, consulta com oftalmologista e otorrinolaringologista, exames de audiometria, otoscopia, tonometria e teste de acuidade visual. Quando necessário, para uma maior precisão o diagnóstico  do paciente, todos também são beneficiados com procedimentos de contrapartida na sede do Instituto Pedro Cavalcanti, como cirurgias e exames complementares

Assessoria de Imprensa Caravana da Saúde Escolar

Fotos: Atendimentos na Escola Municipal Professora Emília Ramos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...