quinta-feira, 16 de junho de 2011

Matadouro de Carnaúba dos Dantas foi totalmente reformado mas não poderá funcionar sem a assinatura do TAC

Dr. Alvamar recebe prefeito e lamentou tal situação
Os superintendentes regionais do IBAMA não podem mais celebrar com os municípios e ou quaisquer entidades ou empresas os TACs - Termo de Ajustamento de Conduta, um importante instrumento pactuado entre o órgão ambiental e as partes interessadas, que visa sobretudo dar um prazo para que as possíveis irregularidades sejam sanadas, sem paralisação dos serviços oferecidos à população.

Com isso, muitas prefeituras estão sendo prejudicadas pela ausência de autonomia do IBAMA regional em celebrar o citado termo.

Caso a exemplificar diz respeito ao matadouro de Carnaúba dos Dantas que foi interditado, a prefeitura realizou uma grande reforma no seu ambiente e, por enquanto não vai poder funcionar sem antes passar pela assinatura do TAC, o que, por ser demanda exclusiva de Brasília, exigirá um longo tempo para sua liberação.

O que o município quer é a celebração do TAC para a partir daí sequenciar o cumprimento integral das exigências dos órgãos ambientais objetivando a emissão definitiva da licença. Precisamos de mais tempo...Fizemos uma ampla reforma no nosso matadouro mas infelizmente estamos tendo dificuldades de fazê-lo funcionar novamente exatamente em função da burocracia dos órgãos ambientais" frisou o prefeito Alexandre Dantas (Boboca).

Por outro lado, o superintendente do IBAMA/RN Dr. Alvamar Queiroz lamentou tal situação mas adiantou que encaminhou documento a Brasília objetivando o encaminhando da liberação do matadouro de Carnaúba dos Dantas o mais rápido possível, inclusive com a delegação federal para que o mesmo possa efetivamente a assinar o TAC.

Enquanto isso, a população vem sendo penalizada, especialmente os marchantes, que tem se deslocar a outros lugares da região para abater e cortar seus animais. Isso, sem falar nos abates clandestinos que são feitos em locais inadequados e sem nenhum higienização.

Veja abaixo como ficou o matadouro de Carnaúba dos Dantas após a reforma:
Parte externa do matadouro









 Fonte: Carnaúba Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...