sexta-feira, 6 de maio de 2011

Eletrônicos sem fio eliminam a bagunça e economizam espaço atrás da estante


Primeiro vieram os aparelhos de televisão. Depois, os videocassetes, seguidos por DVDs, Blu-Rays, home-theaters , aparelhos de tevê a cabo e centrais multimídias. No conjunto, estão os cabos de todos os tipos e cores — que servem para interligar os aparelhos e contribuir com a diversão. Em alguns casos, o emaranhado de fios é tão grande que nem mesmo etiquetas servem para identificar qual cabo pertence a qual dispositivo. Para tentar dar um fim a essa confusão, as empresas têm lançado cada vez mais equipamentos com tecnologia sem fio para interação entre os aparelhos — e, assim, acabar com a bagunça.
No caso dos computadores, a chegada dos modelos tudo-em-um conseguiu dar fim a boa parte dos fios que ligavam os periféricos a CPU. A Dell, por exemplo, lançou no Brasil o Vostro 330. O PC reúne estilo, entretenimento, bom desempenho e baixo consumo de energia. O modelo é ideal para quem procura otimizar espaço, pois tem formato fino e compacto, além de oferecer ao usuário a opção de tela multitoque. Para complementar, é possível eliminar os cabos do mouse e do teclado que contam com versão sem fio.
Para quem ainda prefere utilizar o computador atrelado a CPU, a Fujitsu apresentou na CeBIT deste ano o primeiro monitor totalmente sem fio do mundo. Com 22 polegadas, ele recebe energia por meio de indução magnética e a transmissão de imagens é feita com o auxílio de uma conexão USB wireless com alcance de 10m. A empresa ainda não revelou o preço do produto e a disponibilidade.
Na sala de televisão também é possível eliminar os cabos. No caso dos home theaters, a maior parte dos dispositivos já está sendo vendida com, pelo menos, as caixas traseiras que utilizam a tecnologia sem fio. Mas quem está dominando mesmo o lugar dos cabos são os chamados wireless media box. Esses aparelhos permitem conectar dispositivos de áudio e vídeo e transmitir os conteúdos destes para a TV sem utilizar fios, com a máxima qualidade de imagem.
O Wireless HDMI Extender faz esse tipo de transmissão em HD e áudio de um aparelho HDMI para outro, sem fio. Com alcance de 30 metros e resolução máxima de 1.600 x 1.200, o aparelho acompanha um controle remoto. O grande vantagem é que ele pode ser usado com qualquer fonte que tenha HDMI, como TV, DVD player, laptops e videogames.
Wi-Fi
Modems e roteadores Wi-Fi são protagonistas nessa história. Sem eles fica impossível configurar uma rede sem fio e ter mobilidade para acessar a internet na TV e no laptop. A novidade no mercado são os roteadores que também funcionam com modems. Um pouco mais caro que os tradicionais, eles evitam que o usuário tenha que comprar dois aparelhos para o acesso móvel à internet. A Asus lançou um desses — que mais parece produto de ficção científica. O RT-N656U tem 20 vezes mais capacidade de rede do que outros aparelhos e deve custar R$ 499.
Antes de comprar um roteador Wi-Fi é preciso verificar alguns dados. O número de portas é um deles. É importante que o aparelho tenha no mínimo quatro para que, se necessário, a conexão seja dividida entre desktops ou videogames por meio de fio. Além disso, quanto mais antenas, melhor o sinal do roteador para o computador. Faça sempre a opção pelo padrão 802.11n, que entrega maior velocidade. Verifique também a quantidade de usuários e conexões simultâneas, pois se ultrapassar o valor estipulado, o aparelho poderá não funcionar.
Na hora de instalar, o melhor é colocar os roteadores e modems em lugares altos e livres de impedimentos, como paredes e portas. Alguns aparelhos sem fio, como telefones, podem interferir na velocidade e até mesmo na frequência de transmissão.
Estado de Minas

Um comentário:

  1. Thanks for sharing the post containing the use of electronic cables. Keep up this good work.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...