sábado, 21 de maio de 2011

Cientistas brasileiros criam dentes com células-tronco


Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) estão tentando desenvolver a partir de moldes biodegradáveis e células-tronco, a produção de dentes. Os primeiros experimentos, feitos em ratos, já mostraram resultados positivos e os cientistas conseguiram criar dentes nos animais.
A cirurgiã dentista Mônica Duailibi explica que os ratos não "geram" dentes", mas é possível encontrar incisivos centrais, por exemplo, nas estruturas que foram realizados os testes. Na primeira fase, foi implantado as células em um molde onde são depositadas e nele cresce o dente. "Entretanto, nesses primeiros ensaios, nós não tínhamos o controle da forma do dente, nem do seu volume", diz a pesquisadora.
Trabalhando nas pesquisas desde 2001, Mônica e Silvio Duailibi - que também são professores da universidade - continuaram a desenvolver o projeto até que, em 2008, publicaram os resultados dos implantes que fizeram nas mandíbulas dos animais.
"Esses implantes também foram positivos, mas isso em caráter experimental. Agora nós avançamos nas pesquisas e estamos coletando células de descarte de dentes humanos e processando essas células em laboratório, analisando em quanto tempo elas mineralizam, qual é a estabilidade delas e a saúde destas células”, ressaltou.
Rejeição
A rejeição não é um fator problemático quando o próprio receptor fornece as células. Mas em casos onde isso não é possível, a pesquisadora diz que optaria pela tecnologia já disponível nos dias de hoje, que é a dos implantes metálico.
Os cientistas ainda não sabem informar se o material biológico pode ser devolvido para os indivíduos, sem o risco de promover a formação de um tumor, ou de outro tecido que não era o esperado. "Mas a nossa pesquisa infere que, num futuro, a gente possa devolver para o paciente uma estrutura exatamente igual ao dente original. Ou seja, eu vou implantar lá no interior do osso algo que vai surgir como surgiria um dente normal", diz a pesquisadora.

Do DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...