Todo microcomputador obedece a um padrão. Irei citar os exemplos de padrões mais usados.
XT – Lançado em março de 1983, usava floppy disk 5 ¼” de 360 KB, típico dos primeiros microcomputadores, esta em desuso.
AT – Também é muito raro encontrar um gabinete AT, usava conector de alimentação de 12 fios (2 x 6), tranca para teclado, chave “turbo” no painel frontal.
ATX – Mais usado ultimamente usa conector de alimentação de 20/24 fios (um
único conector), criada pela Intel (desligamento por software), sem display e tranca para o teclado, botão “power” ligado na placa-mãe.
BTX – O novo formato, vem melhorar a dissipação térmica do computador (isto é, sua ventilação interna). Com processadores com clocks cada vez mais elevados e com os outros componentes do computador, tais como placas de vídeo, memórias e discos rígido, gerando cada vez mais calor, é natural pensar em uma melhor forma de refrigerar o interior do PC. O segundo motivo é tentar padronizar formatos de placas-mães de tamanho reduzido, usados, sobretudo em PCs de tamanho reduzido, como o XPC da Shuttle. Hoje em dia os fabricantes de placas-mães que produzem PCs de tamanho reduzido têm duas opções: ou usa o formato ITX criado pela VIA ou então usa um padrão proprietário.
Por Valdenilton Dantas
Nenhum comentário:
Postar um comentário