sexta-feira, 11 de março de 2011

Tsunami provocada por terremoto passa pelo Havaí e atinge costa de EUA e México

Foto Ilustrativa
A tsunami provocada pelo terremoto de 8,9 graus que sacudiu o Japão nesta manhã já passou pelo estado americano do Havaí e atingiu a costa dos Estados Unidos e a do México, sem causar maiores danos. Na costa da Califórnia, 35 barcos foram destruídos.NO Havaí, segundo o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, Kauai foi a primeira ilha do arquipélago a ser atingida. A expectativa é de que a tsunami provoque ondas de até 2 metros na região, onde moradores de áreas mais próximas à costa foram retirados.

Mais cedo, o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, com sede nos Estados Unidos, havia emitido um alerta para toda a bacia do Pacífico, com exceção o Canadá e da parte continental dos EUA, mas incluindo o Havaí, e indo do México até os países da América do Sul banhados pelo Oceano.

A Austrália e a Nova Zelândia, que estavam na lista de alerta inicial, foram retiradas depois. China, Indonésia e Filipinas suspenderam seus alertas para tsunami depois que Taiwan afirmou que a ameaça de ondas gigantes havia passado.

No Havaí, os principais aeroportos em pelo menos três das principais ilhas - Maui, Kauai e a Ilha Grande - foram fechados como precaução. A Marinha americana ordenou que todos os navios de guerra em Pearl Harbor permaneçam no porto para apoiar as missões de resgate conforme necessário.

O presidente dos EUA, Barack Obama, nascido no Havaí, foi informado sobre o terremoto que atingiu o Japão às 4h no horário de Washington (6h no horário de Brasília) e instruiu a Agência Federal de Administração de Emergências dos EUA para que fique preparada para ajudar os estados e territórios americanos, informou a Casa Branca.

"Estamos pedindo aos nossos cidadãos na região afetada para que ouçam as autoridades estatais e locais", disse Obama em comunicado.

Na América Latina, estão em alerta México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras, Chile, Equador, Colômbia e Peru. Na Ásia, Rússia, Fiji, e Papua Nova Guiné podem ser atingidas.

A preocupação maior é com os países em desenvolvimento da região do Pacífico, informou a Cruz Vermelha Internacional. Segundo o porta-voz da organização em Genebra, Paul Conneally, a tsunami é maior do que algumas ilhas da área, que podem ser devastadas, embora muitos países tenham estabelecido sistemas de alerta após a grande tsunami que foi gerada por um terremoto na costa da Indonésia em 2004.

"Nossa maior preocupação é com a região da Ásia e do Pacífico, onde países em desenvolvimento são mais vulneráveis a esse tipo de desastre. A tsunami é a maior ameaça", disse Conneally.



Do DN Online

Um comentário:

  1. deus e mais coitado do japao e tambem do brasil ou may got o meu deus!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...