domingo, 13 de março de 2011

Estudante potiguar é único aprovado do Nordeste para estudar medicina na Rússia.

Você já pensou em estudar em outro país? Que país seria esse? Já passou pela sua cabeça em ir morar na Rússia? A inusitada idéia do estudante potiguar Jhonatan Jhones dos Santos Ramos, 22, o transformou no mais novo aluno da Universidade Médica de Kursk, cidade localizada a 500 quilômetros de Moscou, capital da Rússia. Hoje pela manhã, o estudante viaja rumo à cidade universitária de Kursk, onde passará seis anos de sua vida dedicando-se à graduação na área médica. A família apóia a decisão do rapaz e o encoraja, vendo nessa oportunidade a chance de um futuro promissor para o jovem potiguar, único do Nordeste a conseguir aprovação em meio às 40 vagas oferecidas.

Natural de Jardim do Seridó, no interior do Rio Grande do Norte, Jhonatan sempre sonhou fazer medicina e não desistiu até ver o seu sonho tornado realidade. "É um desafio, porque as dificuldades começarão a partir de agora. Já passei um tempo fora do país, em Hannover, na Alemanha, mas foi apenas por 10 meses. Seis anos é outra história", contou Jhonatan.

Segundo ele, a sua dedicação pelos estudos para passar no vestibular de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o qual concorreu duas vezes sem aprovação, gerou nele uma paixão pela Física, que cursou na própria UFRN e no antigo Cefet, mas que abandonou por não querer exercer a profissão.

Muito estudioso, Jhonatan sabe falar inglês e alemão fluente, e recentemente se empenhava em aprender esperanto. Foi estudando e pesquisando na internet que o estudante descobriu a página da Aliança Russa, onde estavam as informações sobre o concurso da Universidade de Kursk para vagas de Medicina.

"Eu vi ali a minha chance. Arrisquei, enviei meu currículo, meu histórico escolar, fui entrevistado por telefone, e garanti na minha fluência da língua inglesa. Essa fusão das habilidades possibilitou que eu fosse aprovado", disse o estudante. Pelo fato de tratar-se de uma cidade universitária, Jhonatan acredita que não terá problemasquanto a uma possível rejeição em Kursk.

Segundo ele, o investimento de 800 dólares anuais vale a pena, uma vez que a Universidade de Kursk contribui com as necessidades dos alunos, como alojamento e alimentação.

Saudades

"Pretendo vir ao Brasil pelo menos nas férias. As saudades apertam quando estamos distantes. Afinal, esteja onde você estiver, você é brasileiro", colocou. O jovem diz que levará muitas fotografias, além das músicas de seus artistas preferidos, como Diogo Guanabara e Macaxeira Jazz. Questionado acerca do clima russo, o rapaz é direto: "É tudo uma questão de adaptação, depende exclusivamente de cada indivíduo. Acredito que conseguirei suportar".

Antes de receber a notícia de que foi aprovado para a Universidade Médica de Kursk, Jhonatan estava investindo em cursos e isolados para concorrer mais uma vez ao vestibular de Medicina da UFRN. "A minha família compreendeu e me apóia. Me incentivam a apostar nessa nova experiência. O único problema foi a minha namorada. Decidimos continuar juntos enos vermos nas férias. Acredito que tudo irá dar certo", explicou o estudante. "Quando soube da aprovação, não fiquei eufórico como seria normal para uma primeira vez. Fiquei muito feliz, pois é o que quero para a minha vida", finalizou.

Do DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...