quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Comer fibras aumenta a expectativa de vida, diz pesquisa

Pessoas que fazem dieta diária rica em fibras correm um menor risco de morte prematura devido a uma série de doenças, incluindo males cardíacos, câncer e infecções, de acordo com um estudo publicado na revista "Archives of Internal Medicine".


Os benefícios das fibras na perda de peso, na redução do colesterol e na proteção contra problemas do coração foram bem determinados em trabalhos anteriores, mas a descoberta de que esse alimento também ajuda a evitar outras mortes é um dado novo.


- Os resultados sugerem que as fibras podem oferecer benefícios de saúde mais amplos do que o que se pensava - disse Frank Hu, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, que escreveu um editorial que acompanha o estudo. - As fibras devem ser um alimento básico da nossa dieta diária, e devemos nos esforçar para consumir bastante esse nutriente.


O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos recomenda que as mulheres adultas comam cerca de 25 gramas de fibras por dia e os homens, cerca de 38 gramas. Uma meia xícara de lentilhas cozidas contém cerca de 8 gramas de fibras, enquanto que uma meia xícara de amêndoas cruas tem, em média, 9 gramas, por exemplo.


Para o estudo, 400 mil membros da Associação Americana de Aposentados foram acompanhados pela equipe de Yikyung Park, do Instituto Nacional do Câncer. Em 1995 e 1996, quando tinham entre 51 e 71 anos de idade, os participantes preencheram um questionário sobre hábitos alimentares, com informações coletadas sobre seus níveis de atividade física, peso e hábitos, como tabagismo.


Usando bases de dados nacionais de óbitos e causas de morte, a equipe foi capaz de identificar quais dos participantes do estudo original morreram, e qual motivo, durante um período médio de nove anos. Na comparação de pessoas com quartil mais baixo, homens que consumiam 13g e mulheres, 11g ao dia, com a faixa de maior consumo, homens, 29g e mulheres 26g, os investigadores descobriram que o grupo que comeu mais fibras apresentou 22% menos probabilidade de morrer de qualquer causa durante o período do estudo.


Esse padrão se manteve quando os resultados foram discriminados pela causa de morte. A ingestão de fibras também reduziu o risco de morte devido a doenças cardiovasculares, infecciosas e respiratórias de 24% a 56% nos homens e de 34% a 59% nas mulheres.


Para os homens, comer mais fibras foi associado a um menor risco de mortalidade por câncer. Em geral, o alimento teve maior efeito protetor quando veio a partir de grãos em vez de frutas, legumes ou feijão, talvez porque os cereais integrais ofereçam maior quantidade de vitaminas e minerais.


Apesar do dados, o estudo não prova diretamente que o consumo de fibras evita a morte prematura. Os investigadores disseram que eles tinham que confiar que os participantes haviam informado com precisão suas dietas e que outros estudos são necessários, inclusive levando em conta prática de exercícios e peso corporal.


Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...