sábado, 1 de janeiro de 2011

Saiba como deixar seu computador mais rápido


Fim de ano é hora de repensar muitas coisas. Momento, também, em que muita gente aproveita para fazer aquela faxina nas gavetas, nos armários, na casa e até na vida. Oportunidade ainda para você – que está com o seu computador parecendo uma carroça, levando intermináveis segundos para abrir uma simples página em Word e travando a todo momento – tirar um tempo para pôr a máquina em condições de atender suas expectativas e necessidades.
Muitas das causas que levam um computador a ter performance inferior à sua configuração original estão relacionadas ao acúmulo, em seu sistema, de dados dispensáveis, por meio de downloads de informações, instalação de programas sem prevenções adequadas. E ainda ao fato de que, na correria do dia a dia, que faz com que muitos desses arquivos, que poderiam ser deletados, fiquem esquecidos, como papéis velhos no fundo da gaveta. É aconselhável, portanto, sempre que puder fazer uma formatação da máquina.
O analista de suporte e administrador de redes Bruno Souza, acostumado a atender usuários domésticos e corporativos com esse tipo de problema, explica que uma limpeza no lixo acumulado no disco rígido ajuda muito a aumentar a performance da máquina. “Antes, entretanto, de mexer no computador, aconselho que se faça um ponto de restauração, que é uma ferramenta oferecida pelo sistema operacional e permite, depois de qualquer alteração, que se volte ao ponto inicial. Ou seja, é um recurso de segurança para o caso de algo dar errado, como limpar arquivos equivocadamente. É muito fácil criar esse ponto, bastando ao usuário ir em Iniciar, depois em Acessórios, Ferramentas do sistema e em Restauração do sistema. Há uma pequena variação de cliques se você trabalha com Windows 7 ou o XP, mas nada que comprometa a facilidade da operação”, garante.
O segundo passo, de acordo com ele, é remover todo o lixo da máquina. Para isso, ele indica o uso do software Ccleaner, obtido na internet, que limpa todos os arquivos temporários e cookies, fazendo uma verdadeira faxina geral. “Depois dessa limpeza, a máquina ganha um pouco mais de desempenho. Ela ajuda a obter performance em espaço do disco. O Ccleaner tem também por função analisar e verificar se você quer realmente ou não tirar determinada informação. Por exemplo: ele esvazia a lixeira e limpa documentos recentes, mas se você quiser que ela não seja esvaziada nem limpa, basta desmarcar as opções que o software selecionar”, explica. Ainda nele, há a opção de corrigir falhas do registro do sistema operacional à medida em que se instala e desinstala programas. “Geralmente, ao fazer isso ficam fragmentos desnecessários no registro. É só pedir, portanto, na opção Registro, para procurar erros e clicar em corrigir. O software aconselha ainda a se fazer cópias das alterações de registro e salvar a pasta. Ele é extremamente leve, intuitivo e de fácil acesso.”
ÁRVORE DE PASTAS No processo de limpeza do analista, o próximo software que usa é o Tree Size Free, que também é pequeno, bem simples e leve. Ele cria uma espécie de árvore que mostra todas as pastas existentes, com seus devidos tamanhos e pesos. “Dessa forma, você vai poder fazer backups, ver o que usa e não usa e o que está esquecido lá dentro e que poderia ser descartado. Mostra também quais arquivos e pastas estão ocupando mais espaço em seu disco, faz o cálculo do tamanho deles e o que cada um representa para o processo. Ele faz os cálculos em KB, MB e GB, ou seja, fornece informações bem detalhadas. Às vezes, uma pasta está com um filme baixado que você nem se lembrava mais que o tinha arquivado e que apenas está pesando o sistema.”
O Vanity Remover é o terceiro software que ele usa no processo. Leve, o programa localiza e elimina pastas vazias, aquelas que não têm tamanhos consideráveis, mas que em grande volume podem ser uma dor de cabeça, pois gastam recursos de processamento pelo simples fato de existirem. “Para piorar, as pastas aparentemente vazias podem conter arquivos ocultos. É preciso, entretanto, cuidado para não apagá-las antes de ter certeza de que não interessam. O processo de uso do Vanity é também bastante fácil, bastando apenas dois passos para aproveitar seus recursos”, diz.
IMAGENS E ÁUDIO Para procurar por imagens duplicadas e removê-las, o Duplifinder é o programa indicado por Bruno Souza, pois faz varredura das imagens com mesmo tamanho e nome, permitindo, assim, se livrar, por exemplo, de fotos repetidas. “Muitas vezes, você tem a mesma imagem no arquivo, fotos a revelar com cópia no local de origem e nas suas comunidades sociais. Ou seja, elas vão se multiplicando em pastas e pesando. O programa identifica-as e as exibe para que você avalie se são realmente iguais o que quer fazer com elas: deletar ou manter.”
Já para áudios duplicados, o que ele indica, entre outras opções, é o uso do Similarity, que identifica arquivos iguais, principalmente de músicas. “Ficar ouvindo todos os arquivos para ver se há repetição é trabalhoso e demora. O software trabalha fazendo uma varredura em busca de arquivos gêmeos de áudios. Cria, então, uma lista com os idênticos e, nessa play list, você poderá executar as músicas encontradas, definir se são iguais ou não e o que quer fazer com elas”, informa.
Por último, para deixar a máquina voando, o analista de suporte faz uma desfragmentação do disco e, para isso, usa o programa Defraggler. O próprio Windows oferece um desfragmentador, mas para usá-lo é preciso abordar todo o conteúdo do disco rígido. “O Defraggler oferece mais opções, pois atua somente nos locais que você definir”, diz ele, explicando que desfragmentar significa organizar os arquivos do sistema. Trata-se de um aplicativo que visa melhorar a velocidade com que o computador lê as partições de arquivos fragmentados (separados). “Como o nome já diz, ele procura em todo o disco por arquivos fragmentados e os une novamente, tornando a leitura deles mais fácil e rápida, propiciando mais desempenho. Trata-se de um processo fácil e intuitivo, que qualquer usuário pode fazer”, garante.
Bruno Souza lembra que tais ferramentas e recursos fornecem realmente mais performance e rapidez à maquina, desde que sejam esses os problemas causadores da lentidão. “Algumas vezes, o computador está mesmo é pedindo um backup de peças e componentes. Em outras, a situação envolve ataques, o que se resume a uma questão de segurança. Os vírus normais podem ser combatidos pelas vacinas conhecidas. Mas há também os ataques ao sistema operacional. Só uma formatação, que deve ser feita regularmente, é que impedirá qualquer tipo de infecção”.

Seu computador limpo em 5 passos
Para além da metáfora da "limpeza" de programas e sistemas, a sujeira física pode atrapalhar o desempenho do PC. Então, o negócio é colocar a mão na massa. Ou melhor, em paninhos, detergente e água limpa. Para não ter uma experiência chocante, não se esqueça de desligar o computador da tomada antes da faxina e mãos à obra!

1- Teclado

Comece virando o teclado para baixo e dando tapinhas na parte de trás. Esteja preparado: o que vai cair na sua mesa é bem nojento – com direito a migalhas dos biscoitinhos de 2010 inteiro. Depois, com um cotonete molhado em uma solução de muita água e pouco detergente, deslize entre e sobre as teclas. Por fim, passe um pano seco.
2- mouse

A base e o corpo podem ser limpos com pano um pouco úmido. Em caso de mouse de bolinha, a dica é abrir a tampa, retirar a parte esférica e limpá-la separadamente dos sensores. Às vezes, acumula-se, na parte interna do periférico, uma crosta de sujeira. Para removê-la, vale limpar, delicadamente, com um palito de dentes.

3- monitor

Cuidado ao escolher o pano para limpar a tela do seu monitor: flanelas são ideais, para evitar riscar o vidro. Depois de limpar com o pano úmido, passar um outro, seco.

4- fora do gabinete
Retire todos os cabos, passe espanador ou aspirador e limpe as entradas com pano umedecido na solução de muita água e pouco detergente. É bom ter cuidado para que o pano não esteja muito úmido. Em seguida, retire o excesso, com outro pano (este úmido apenas com água mesmo) e por fim, passe um pano seco.
Do DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...