sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Divulgadas notas máximas e mínimas do Enem

Já foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e as notas mínimas e máximas obtidas em cada prova. Os participantes podem consultar suas notas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

A metodologia adotada no Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), um modelo que atribui pesos diferentes às questões em função do número de erros e acertos obtidos pelos candidatos. Por exemplo: se um item teve alto índice de acertos, valerá menos pontos. Mas se poucos alunos marcaram a resposta correta, a questão valerá mais pontos para aqueles que tiveram acertado. Por essa razão, pessoas que acertam o mesmo número absoluto de itens podem obter médias diferentes.

Para saber se foi bem ou mal, o candidato precisa comparar seus resultados em uma escala que varia em cada uma das provas. Ela é composta a partir da nota mais baixa e a mais alta obtidas pelos participantes em cada um dos testes. Em ciências humanas, a menor nota foi 265,1 e a maior, 883,7. Já na prova de ciências da natureza, a nota mínima foi 297,3 e a máxima 844,7. Em linguagens, a nota dos candidatos variou entre 254 e 810,1 pontos e, em matemática, entre 313,4 e 973,2.

Ao contrário das provas tradicionais, na metodologia TRI não existe um valor pré-fixado para uma questão nem uma escala com o máximo e o mínimo de pontos que o candidato pode obter no Enem.



Do DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...