terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Saiba qual o melhor tipo de atividade física para cada idade



Com a mídia sempre divulgando a importância da atividade física, e que esta deve ser ter início desde a infância, principalmente pelo aumento da obesidade infantil, nos perguntamos qual o melhor tipo de exercícios para cada faixa etária. Diante disto, viemos esclarecer suas dúvidas.
Crianças 0-10 anos: Anaeróbios (musculação) não são recomendados, pois a criança ainda tem os processos de tamponamento que minimizam os efeitos do ácido láctico pouco eficazes. O recomendado são exercícios que utilizem a coordenação motora, pois, este é o melhor momento para se desenvolver.
Adolescente: Assim como para as crianças os exercícios de força também não são recomendados para os adolescentes, pois, estes se encontram em fase de crescimento. O melhor tipo de atividade é a aeróbia (caminhada, corrida, bicicleta, natação, etc) .
Adulto: Tanto os exercícios aeróbios quanto os anaeróbios deverão ser realizados, já que todos os sistemas envolvidos nestas atividades já estão bem desenvolvidos.
Idosos: Exercícios de peso (anaeróbios - musculação) e alongamentos são mais recomendados, pois, através de processos naturais os parâmetros funcionais vão progressivamente diminuindo, como a força, flexibilidade e resistência e estes exercicios favorem a recuperação destes parâmentros.
Agora parece mais fácil decidir qual atividade devemos fazer e recomendar aos nossos amigos e parentes. Na verdade não há regras, o intuito desta notícia é apenas direcionar e ampliar o horizonte dos nossos leitores.
Do DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...