segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ossada de animal desperta curiosidade em Sítio Novo

Uma ossada de animal ainda desconhecido achado na Serra Pitombeira, em Sítio Novo, tem despertado a atenção de moradores da região. O caçador José Crispin Filho encontrou a carcaça há 15 dias e, segundo ele, já recusou R$ 2 mil pela peça, oferecido por uma universitária da Universidade residente em Sítio Novo.

O prático em veterinária, José Ivo de Souza soube do achado e conferiu de perto a ossada na casa do caçador. O bicho é quadrúpede, com dedos longos, dentes grandes e carnívoro, do tamanho de um cachorro médio de aproximados 70 centímetros de altura. Ninguém da região, mesmo os caçadores mais antigos, havia visto nada parecido.

O maior diferencial do esqueleto é um pente de ossos situado no espinhaço do bicho, visto em alguns dinossauros. Por baixo da barriga também há uma fileira de ossos incomum, mais frágil. "E outra coisa são as 13 costelas de cada lado. Não há bicho com esse número de costelas por ali", enfatizou José Ivo.

A paleontóloga Fátima Ferreira analisou as fotografias da ossada e suspeita de um bicho comum da região, morto pela seca do período, possivelmente um cachorro ou raposa. Fátima enfatiza que a sua especialidade são fósseis, mas que pelas fotografias dá pra elaborar uma análise prévia.

"Essas projeções da vértebra na coluna também se vê em cachorro, cavalo, vaca. Os dentes também são semelhantes a de um cachorro. E essa coluna de ossos na região do estômago é o que chamamos de costelas flutuantes, também comum. Minha suspeita é de que não seja nada de extraordinário", desmistifica a paleontóloga.



Fonte: DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...