segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Lula pode exercer cargo na ONU após fim de mandato como presidente


Apesar das declarações sobre um futuro sem pretensão de grandes cargos, a verdade é que os próximos passos de Lula depois de deixar a Presidência são motivos de especulação. Chegou-se a cogitar que o presidente assumiria um cargo na Organização das Nações Unidas (ONU) ou qualquer instituição em que possa trabalhar como líder de países subdesenvolvidos.
Isso porque Lula já declarou, inclusive em artigo publicado em junho no jornal britânico "Financial Times", que, depois que deixar a Presidência, pretende atuar em projetos que beneficiem países da América Latina e do Caribe.No entanto, depois da publicação do artigo, Lula tratou de descartar a intenção de integrar a ONU. - Se o jornal entendeu que quando falo de trabalhar por outros países eu estou falando em cargos, é um equívoco. O que eu tenho interesse é dedicar o meu tempo para visitar países da América do Sul e da África, para trocar experiências de coisas bem-sucedidas no Brasil - disse ele na ocasião.
Ainda sobre a especulação sobre a atuação futura de Lula em terreno internacional, a "Folha de S.Paulo" publicara em maio que o presidente havia iniciado articulações com outros líderes mundiais para definir seu futuro após deixar o cargo. O jornal afirmou na época que entre os cargos pleiteados por Lula estaria o de secretário-geral da ONU ou de presidente do Banco Mundial.
Em voos mais nacionais, Lula pode integrar o time de colunistas da revista "Carta Capital" em 2011, segundo a própria publicação chegou a anunciar. Desde julho do ano passado, o já presidente tem, em vários jornais regionais, uma coluna semanal chamada "O Presidente Responde", na qual responde a três perguntas feitas por cidadãos.
Durante seus discursos com tom de despedida, Lula disse repetidas vezes que voltaria ao lugar de onde saiu antes de ocupar a Presidência: São Bernardo do Campo. Após 31 de dezembro, poderia encontrar com os amigos que lá deixou e jogar uma partida de futebol, sem ter nas costas o peso imenso de uma nação de 180 milhões de habitantes. Só próximo ano, as especulações sobre o futuro de Lula chegarão ao fim. E o Brasil saberá os verdadeiros passos do chefe de Estado que ajudou a eleger a primeira mulher presidente do país.
Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...