sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PINHA: A ARTE DE FAZER O CHOURIÇO



“A preparação do doce requer tempo e sabedoria, uma vez que seu cozimento é lento e gradual: chega a durar até seis horas. Trata-se de uma mistura equilibrada de sangue, banha de porco, garapa ou mel de rapadura, castanha de caju assada e moída, leite de coco, farinha de mandioca e algumas especiarias como cravo, canela, gengibre e erva-doce.

O sangue é inicialmente misturado ao leite de coco num tacho de cobre, a uma parte da garapa, à farinha de mandioca, à castanha e uma parte das especiarias. A chouriceira mexe com a mão a mistura de cor avermelhada com cuidado para “desemboloá-la”.

Depois é que o resultado dessa mistura levado ao fogo (trempe) onde será cozida e mexida gradativamente até “chegar ao ponto”. A partir do início da fervura, é contado o tempo de cozimento, que pode durar até seis horas.

O chouriço vai ao fogo contendo uma grande quantidade de ingredientes, tais como: farinha de mandioca, leite de coco, castanha moída, sangue, banha e temperos. O restante dos ingredientes vai sendo colocado aos poucos, exceto uma parte das especiarias e das castanhas, que é acrescida quando o chouriço está quase no “ponto”. A tarefa de mexer o chouriço deve ser contínua. É árdua e é entregue a um ‘mexedor’ e a alguns ajudantes responsáveis, dispostos e cuidadosos para não deixarem o doce pegar no fundo do tacho, nem “emboloar”. Mesmo assim, a tarefa é dividida entre quase todos os homens que participam da festa. A chouriceira sempre recebe a ajuda de amigos (as) que também têm experiências na feitura do doce.


Fonte: JCN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...