sábado, 25 de setembro de 2010

Laboratório de Parelhas auxiliará indústrias

Projetado para atender a demanda de grande parte das empresas de mineração do Seridó e de todo o estado, o LabParelhas (Laboratório de Parelhas) será inaugurado hoje. A cerimônia para marcar o lançamento do laboratório ocorrerá às 10h, na sede da AABB de Parelhas De acordo com Otacílio Oziel de Carvalho, coordenador de Desenvolvimento Mineral da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec), o funcionamento do laboratório garantirá uma melhoria significativa na indústria de cerâmica estrutural do estado. 
A obra nasceu da proposta da carta de Parelhas, resultante de seminário realizado em 2003, cuja indicação foi aceita pelo Governo do Estado, Prefeitura de Parelhas, Sebrae, Banco do Nordeste e Unimina que operacionalizaram a ideia e fizeram inicialmente uma parceria com a UFRN para a implantação das instalações físicas concluídas em 2008. Em maio do ano passado, foi criado um comitê gestor com a finalidade de gerenciar todas as atividades do laboratório. 
O governo do estado também está preparando um convênio de cooperação tecnológica e transferência de tecnologia com o IFRN e demais membros do Comitê gestor, com a finalidade de garantir a realização das análises químicas de minerais, rochas e minérios diversos além de atender também os principais ensaios da indústria de Cerâmica Estrutural. 
A estrutura do laboratório permitirá realizar ensaios para 90 empresas cerâmicas existentes no Seridó, podendo atender ainda a todas as 180 empresas cerâmicas que produzem telha, tijolo e lajotas no RN. Atualmente o mercado interno é abastecido por empresas locais que também abastecem com seus produtos a região Nordeste. Fonte: Tribuna do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...