terça-feira, 17 de abril de 2012

Google encomenda algoritmo para identificar análises mentirosas sobre produtos


Antes de comprar algum jogo ou produto, você costuma procurar análises de outros consumidores? Se sim, você deve saber que em muitos casos há comentários negativos sobre aos itens – e que não são raros os casos em que eles se parecem muito uns com os outros. Pois não ache que você está enganado, realmente há pessoas que se dedicam a espalhar mentiras sobre os produtos, utilizando frases genéricas e de pouco conteúdo para denegrir a imagem deles.

Pensando em identificar esse tipo de texto, a Google encomendou um algoritmo especial para a Universidade de Chicago (EUA). Segundo mostrado pelo The Register, o sistema deve identificar e desabilitar comentários que sejam criados por organizações ou pessoas dedicadas a espalhar mensagens falsas sobre produtos ou serviços – sendo considerados spammers.

O algoritmo, que se chama GSRank e está em fase de testes, promete ser capaz de diferenciar comentários criados por pessoas que realmente testaram os produtos e outras que só estão espalhando calúnias pela internet. Para isso, são utilizados vários tipos análises dos textos através do novo sistema:

  • Intervalo de tempo: grupos que trabalham para destruir a reputação de um determinado produto costumam agir em intervalos de tempo regulares. A similaridade dos textos pode ser facilmente identificada.


  • Desvio: como são contratados para um mesmo fim, os usuários que postam comentários inverossímeis costumam seguir uma mesma linha de texto. Sendo notado um desvio em relação às análises genuínas, identifica-se o spammer.


  • Similaridade de conteúdo: como dissemos no item acima, comentários falsos seguem uma mesma linha de conteúdo.


  • Primeiros comentários: as primeiras análises sobre determinado produto, geralmente são as que mais influenciam as seguintes. Por essa razão, é comum que os spammers queiram ser os primeiros a realizar os envios. Esse tipo de comportamento também pode ser identificado pelo algoritmo.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...