quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Mais de 92 mil alunos do RN farão o Enem neste final de semana

Neste sábado e domingo, 6 e 7, mais de 4,6 milhões de estudantes brasileiros irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tentando garantir uma vaga nas universidades federais que utilizarão as notas do exame para o preenchimento das vagas de graduação. No Rio Grande do Norte estão inscritos mais de 92 mil alunos de escolas públicas e particulares que estejam concluindo o Ensino Médio ou já concluíram.
Os estudantes potiguares deverão ficar atentos ao horário das provas. O edital do Enem determina que as provas terão início às 13h, no horário de Brasília-DF. Como está em vigor o horário de verão, no RN as provas começam às 12h.
No sábado, 6, primeiro dia de avaliação, serão aplicadas no horário entre 12h às 16h30, as provas de múltipla escolha com 45 questões de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e 45 de Ciências Humanas (História e Geografia). Enquanto que no domingo, 7, as provas serão aplicadas no horário de 12h às 17h30, com 45 questões de múltipla escolha de Matemática e 45 questões de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Língua Estrangeira); além de uma redação de um texto dissertativo-argumentativo.
Nos dias do Enem, os candidatos devem se alertar para a documentação e material necessário para realizar as provas. O estudante deverá comparecer ao local de prova exposto no cartão de confirmação de inscrição, encaminhado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a partir das 11h, quando os portões de acesso das escolas serão abertos.
O acesso ao local de provas será até às 11h55, para entrar na sala o estudante precisa apresentar um documento de idenficação com foto original, cartão de confirmação de inscrição e caneta esferográfica de tinta preta. Enquanto que é proibido o estudante levar relógio, lápis grafite, borracha, materiais impressos ou aparelhos eletrônicos nos dias de prova.
Durante a realização das provas, os candidatos só poderão deixar o local portando o caderno de questões faltando uma hora para o encerramento do tempo de duração das provas. Os gabaritos serão divulgados até o segundo dia útil após as provas na página eletrônica do Inep. A expectativa segundo a direção do Inep é que até o dia 15 de janeiro de 2011, seja divulgado o resultado final do Enem.

Universidades
Nas instituições de Ensino Superior do RN, o desempenho no Enem será utilizado de diferentes formas para o preenchimento de vagas. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), seis cursos disponibilizam vagas exclusivamente pela nota no Enem 2010, são eles: Engenharia de Software, Geofísica, Engenharia Florestal, Zootecnia, Engenharia Agronômica e Gestão Hospitalar.
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) vai oferecer 1.015 vagas para o primeiro semestre letivo do próximo ano. As vagas estão distribuídas nos 19 cursos nos campi de Mossoró (665 vagas), Angicos (200 vagas) e Caraúbas (150 vagas). O ingresso na Ufersa acontece exclusivamente através do Enem.
Para o Campus de Mossoró as vagas estão distribuídas nos cursos diurnos de Agronomia (60), Ciência e Tecnologia (200), Biotecnologia (25), Ecologia (25), Engenharia Florestal (25), Engenharia de Pesca (25), Medicina Veterinária (25) e Zootecnia (25). Já os cursos noturnos são: Administração (50), Ciência e Tecnologia (100), Ciência da Computação (25), Ciência Contábeis (40) e Direito (40).
No Campus de Angicos são oferecidas vagas em quatro cursos: Ciência e Tecnologia Diurno (100), Ciência e Tecnologia Noturno (50), Sistema de Informação (25) e Ciência da Computação (50 vagas). Para o Campus de Caraúbas a Universidade do Semi-Árido dispõe de 150 vagas no curso de Ciência e Tecnologia, sendo 100 no turno diurno e 50 no turno noturno.
No Processo Seletivo Vocacionado 2011, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o vestibulando poderá utilizar o desempenho do vestibular como 20% dos pontos, combinado com 80% do vestibular, para qualquer curso da instituição.
Já no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), as 390 vagas para os cursos de Nível Superior serão preenchidas exclusivamente pelo Enem, em todos os campi da instituição no Estado.
Fonte: DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...