quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Fique atento para não cair no golpe da ligação premiada


Ao receber uma ligação a cobrar informando que acabara de ganhar vários prêmios, porém, exigindo que a pessoa tenha de comprar vários cartões de recarga de celular ou efetuar algum depósito bancário, deve-se logo desconfiar do golpe. Casos como esse, segundo o agente de Polícia Civil Jairo Severo, chefe de investigações da Delegacia Especializada de Falsificações e Defraudações (DEFD) de Natal, têm se tornado comuns há cerca de um ano. Ele ressalta que, normalmente, o número apresenta o DDD 085, do Ceará. "Trata-se, geralmente, de presos em penitenciárias tentando aplicar esses golpes". 

Em Natal, uma dona de casa, cuja identidade foi preservada, recebeu uma ligação semelhante, no final da tarde da terça-feira. Segundo ela, a pessoa ligou a cobrar, identificando-se pertencer a uma empresa de telefonia. O DDD era 085. "Ele disse que eu tinha sido premiada na promoção do Show do P.Piu. Informou que uma equipe iria entregar, às 9h do dia seguinte, vários prêmios. No entanto, antes disso, eu tinha que comprar cartões de recarga de celular no valor de R$ 100 e devia apresentá-los no momento da entrega. Fiquei desconfiada nesse momento. Pediram então que eu retornasse e informasse uma palavra secreta". Os prêmios prometidos à dona de casa foram um televisor de plasma, um computador, quatro aparelhos celulares e uma motocicleta no valor de R$ 9 mil. 

Ainda segundo a vítima, na manhã de ontem, o suposto golpista voltou a ligar outras três vezes. "Quando escutei que era ligação a cobrar e ouvi a voz dele, logo desliguei. Nas outras vezes, eu fazia somente levantar o telefone do gancho". A dona de casa decidiu não denunciar o fato à polícia. 

O agente de polícia alega que essas tentativas de golpes se tornaram comuns nos últimos meses, mas ninguém ainda procurou a DEFD se queixando ter caído na lábia dos estelionatários. "Orientamos somente procurar a delegacia do bairro para registrar um botim de ocorrência".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...